quinta-feira, 27 de junho de 2013

Projeto que garante descontos no IPVA de veículos com GNV é aprovado na AL

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (27), o projeto de lei que garante descontos no IPVA para veículos que utilizem gás natural veicular como combustível, de autoria do deputado estadual Walter Alves. Com a aprovação no plenário do Legislativo estadual, a medida que vai para sanção da governadora Rosalba Ciarlini, aguardando apenas um parecer do próprio Governo do Estado para regulamentar de quanto será esse desconto.

De acordo com o deputado com o projeto é reavivar a cadeia produtiva do GNV no Estado que passa por momentos de dificuldade. De acordo com dados da Companhia Potiguar de Gás (Potigas), a frota de veículos com gás no estado é de aproximadamente 42 mil, porém o número de conversões está em queda, praticamente estagnado, o que gera limitação no consumo do combustível e reduz o número de empresas que integram a cadeia produtiva.  O número de empresas autorizadas a fazer a conversão caiu de 15 para quatro em pouco mais de dois anos.
João GilbertoDeputado acredita que, com a lei aprovada, setor vai se desenvolver 
Deputado acredita que, com a lei aprovada, setor vai se desenvolver

Segundo Walter Alves, sem incentivo, o setor pode encerrar a oferta de serviços no Rio Grande do Norte, o que acarretará em prejuízo aos empresários e em aumento das taxas de desemprego.  Mesmo com o desconto, o parlamentar aposta no crescimento da arrecadação com o ICMS [Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação].

“Hoje estamos com uma frota de carros com GNV de 42 mil veículos praticamente estagnada. Estimamos um aumento de 12 mil veículos com essa lei. Vale ressaltar que o valor gerado pelo ICMS desses 12 mil veículos será de aproximadamente R$ 4,1 milhões. Se agregarmos o valor das vistorias, arrecadaremos mais R$ 1,5 milhão, o que justifica o projeto. Apesar de todos esses valores, o que queremos realmente no projeto, em primeiro plano, é manter e reativar a cadeia do setor, gerando emprego e renda para nossos trabalhadores e arrecadação para o Estado”, explicou.

Além da questão econômica, argumenta Walter Alves, o projeto foi elaborado para pensar na questão socioambiental, por se tratar um combustível veicular menos poluente que os tradicionais álcool, gasolina e diesel.

“Entre todos outros combustíveis utilizados no mercado, ele é o que menos agride o meio ambiente e o que tem o menor custo. A queima do gás natural praticamente não emite monóxido de carbono, representando, sem dúvida, a melhor opção de combustível para utilização em centros urbanos, onde os controles de poluição estão ficando cada vez mais rigorosos”, lembrou.

O projeto de lei foi apresentado no dia 23 de outubro do ano passado e tramitou nas comissões de trabalho da Assembleia Legislativa. Com a aprovação em plenário, ele será encaminhado para o Governo do Estado que, agora, tem 180 dias para regulamentar e sancionar a lei.
Fonte da Tribuna do Norte

CRA discute oferta de crédito para agricultura



Da Redação
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza nesta manhã audiência pública para avaliar as linhas de crédito para a agricultura, principais proposições para o Plano Safra 2013–2014 e entraves para a concessão de financiamentos aos produtores rurais. Participa do debate Osmar Dias, vice-presidente de Agronegócio e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil.
Agência Senado

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Um ano para a Copa: Arena das Dunas segue com obras adiantadas

A Copa do Mundo está cada vez mais perto. A um ano do maior evento de futebol do planeta, Natal ainda tem muito o que melhorar na parte de infraestrutura, principalmente na questão da mobilidade urbana. Apesar disso, a Arena das Dunas, que vai receber quatro jogos do Mundial, conseguiu adiantar as obras. Hoje, o estádio conta com 71,16% das obras concluídas, e já não corre risco de ficar fora do Mundial, segundo o gerente de marketing da Arena, Arthur Couto.
Arena das Dunas - 3 de junho de 2013 (Foto: Canindé Soares) 
Arena das Dunas em 3 de junho de 2013: obras adiantadas na parte interna (Foto: Canindé Soares)
- Não corremos risco de ficar fora da Copa. Antecipamos várias etapas da obra para evitar riscos. Buscamos entregar a obra em 31 de dezembro e cumprir o cronograma. Ainda em dezembro, teremos os testes que serão realizados na arena, testes esses que são uma recomendação da Fifa. Queremos entregar o estádio em meados da segunda quinzena de março para que ela possa ser preparada para a Copa de 2014 - disse o gerente.
Arena das Dunas -  29 de maio de 2013 (Foto: Jocaff Souza) 
                                    Alguns camarotes já estão finalizados (Foto: Jocaff Souza)
Se do lado de fora a obra parece não estar próxima do fim, na parte interna é que, de fato, a Arena tem boa parte do serviço adiantado. Instalações elétricas e hidráulicas, bem como a parte de acabamento, que inclui vestiários, camarotes e banheiros já estão bastante adiantadas. Os camarotes, inclusive, já tiveram algumas unidades terminadas.
- Os desafios são muitos, principalmente na parte de instalações e acabamento. Apesar de ser uma parte da obra que as pessoas não vêem, é uma parte muito importante. Tem as questões de piso, de revestimento, principalmente no setor Oeste, que  irão consolidar a arena como um grande empreendimento do entretenimento e um grande palco do futebol e de outros eventos, não só em 2014 como depois da Copa - completou.
O setor Oeste do estádio, aliás, deverá receber boa parte da área destinada ao entretenimento. Nesse setor é onde devem ficar concentrada grande parte dos serviços oferecidos durante a Copa do Mundo. Em conjunto com esse setor, haverá também parte externa do estádio, que contará com uma grande área destinada à convivência. De acordo com o gerente de marketing, esse espaço poderá ser usado pela população após o Mundial em seu cotidiano.
- Outro ponto importante é a área externa, que inclui a parte de passeio e a parte do piso externo, que formarão uma grande área onde o natalense vai poder aproveitar o empreendimento no seu dia a dia - lembra Arthur.

Sobre o gramado, o preparo do terreno já começou. Essa é outra parte da obra que deve ser executada já a partir de julho. Juntamente com o gramado, a cobertura do estádio também terá a montagem iniciada neste mês. As escadas que darão acesso aos níveis de arquibancadas já estão prontas.
- Na parte do gramado, o terreno está sendo preparado para o plantio, que será a próxima fase da obra. A parte da cobertura, como a pré-montagem da estrutura e a parte de equipamentos que irão sustentar a cobertura, também será executada agora - explica Arthur.
A previsão de entrega da Arena das Dunas é o dia 31 de dezembro de 2013. O estádio deve ser entregue à Fifa cerca de dois meses antes do início do Mundial, que tem a abertura marcada para 12 de junho, em São Paulo.
Fonte de globoesporte.com/rn

Papa vê “lobby gay” no Vaticano

Cidade do Vaticano (AE) - O papa Francisco lamentou em encontro fechado com um importante grupo eclesiástico da América Latina a existência um “lobby gay” em atividade dentro do Vaticano. Ao que parece, o papa se referiu a denúncias divulgadas nos meios de comunicação italianos sobre atos de chantagem e extorsão atribuídos a membros da alta cúria, supostamente homossexuais.
alessandra tarantino/apPapa Francisco reuniu os bispos da América Latina e apontou os riscos da disputa do poder entre grupos no Vaticano 
Papa Francisco reuniu os bispos da América Latina e apontou os riscos da disputa do poder entre grupos no Vaticano

A Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos (Clar), uma organização de sacerdotes e freiras de diversas ordens religiosas, confirmou que seus dirigentes escreveram uma síntese sobre as declarações de Francisco depois de audiência realizada no último dia 6. A Clar declarou-se profundamente preocupada pela publicação do documento e se desculpou diante do líder máximo da Igreja Católica.

No documento, Francisco é citado dizendo que ainda há muitas pessoas exemplares no Vaticano, mas também há uma corrente de corrupção. “Se fala do lobby gay, e é verdade, está aí. Vejamos o que podemos fazer”, disse o papa, segundo a síntese. Já o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi declarou, na terça-feira, que o encontro foi fechado e por isso não teria nada a declarar.

Nos dias que antecederam a renúncia do papa Bento XVI, abundaram nos meios de comunicação italianos reportagens sobre a existência de um “lobby gay” que influenciava o poder decisório do vaticano, mediante extorsão. As reportagens insinuaram também que o escândalo contribuiu para a renúncia de Bento XVI.

Difamação

Nessas informações, procedentes de fontes não identificadas e publicadas pelo jornal romano La Repubblica e pela revista Panorama, os detalhes do escândalo figuravam em um informe secreto preparado para Bento XVI por três cardeais de confiança, que investigaram a filtragem de documentos papais no ano passado Bento XVI deixou esse informe a Francisco. O Vaticano qualificou a reportagem de difamatória, “sem verificar, sem poder ser verificado ou completamente falso”.

A informação inicial nunca precisou o significado de “lobby gay”, mas o La Repubblica e a Panorama foram mais adiante, ao indicarem simplesmente que há uma subcultura homossexual dentro do Vaticano. Ambos os meios deram sinais de que havia prelados na alta cúria que estavam sendo extorquidos por serem homossexuais.

Na quarta-feira, grupos italianos defensores dos direitos homossexuais denunciaram o assunto como insensível e homofóbico. “Ainda que os sacerdotes tenham relações sexuais com outros homens, isso não autoriza ninguém a falar de um lobby gay, porque não estamos falando de um grupo que representa os interesses da comunidade homossexual, mas de um grupo que é uma parte integral de uma estrutura de poder - o Vaticano - que é violentamente homofóbico”, disse Franco Grillini, presidente do grupo Gaynet.

As declarações de Francisco, tal como as difundiram os dirigentes da Clar, foram publicadas em espanhol, na terça-feira, no site progressista chileno “Reflexión y Liberación”. Foram coletadas e traduzidas pelo blog de tendência tradicionalista Rorate Caelí, lido nos círculos do Vaticano.

A síntese diz que Francisco foi notavelmente franco sobre suas deficiências administrativas, ao passo que confiava no grupo de oito cardeais que designou para encabeçar uma reforma da burocracia vaticana. De acordo com o documento, o papa Francisco teria dito: “Eu sou muito desorganizado, nunca fui bom nisto, mas o cardeais da comissão vão levar [o caso] adiante”.

A CLAR afirmou que não teria gravado as palavras de Francisco, mas que os membros de seu corpo dirigente - cinco membros, entre homens e mulheres - redigiram uma síntese para uso pessoal do papa. “É claro que sobre esta base não se podem atribuir ao Santo Padre, com segurança, as expressões singulares contidas no texto, somente seu sentido geral”, explica a entidade. 
Fonte da Tribuna do Norte

Salário não atrapalha e Mano acerta com Flamengo

Após um susto devido a pedida salarial realizada pelo treinador, a diretoria do Flamengo anunciou ontem a noite um final feliz para as negociações e Mano Menezes é o novo treinador do clube. Na reunião que selou o acordo ficou patente o interesse entre as partes e o acordo ocorreu num encontro realizado entre o próprio técnico com os representantes do rubro-negro. Foram definidas as questões da formação da nova comissão técnica e o salário que será pago pelo “pacote de profissionais” que irão se integrar junto com o ex-comandante da Seleção Brasileira a equipe flamenguista.
Rafael RibeiroO ex-técnico da seleção, Mano Menezes, se mostrou simpático ao projeto apresentado pela diretoria 
O ex-técnico da seleção, Mano Menezes, se mostrou simpático ao projeto apresentado pela diretoria. Inicialmente, a diretoria desejava fechar acordo até o final de 2015, mas após conversarem, o contrato inicial será firmado até o 31 de dezembro 2014.  Mano Menezes levará com ele o auxiliar técnico Sidnei Lobo, com quem trabalha desde 2004, e um preparador físico. O nome apresentado pelos dirigentes para essa segunda função é o de Joelton Urtiga, preparador que trabalhava com Jorginho e passou a ser funcionário permanente do clube, e o treinador não se opôs.

O que parecia uma questão insolúvel e que poderia afastar o profissional da Gávea, a pedida salarial, acabou sendo resolvida sem maiores discussões. Simpático ao projeto que a direção flamenguista pretende seguir, como o próprio técnico já havia antecipado,  Mano Menezes não terá o salário que pretendia, mas o clube terá de pagar um pouco além do que imaginava para contar com o serviço de um profissional de grife. 

O salário de Mano vai oscilar num patamar entre o que foi pago a Jorginho e aquilo que Dorival Júnior chegou a receber (R$ 800 mil). O valor também será superior ao que o profissional recebia a frente da Seleção Brasileira.

A negociação foi conduzida por representantes do conselho gestor do rubro-negro, como os vices de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, relações externas, Flávio Godinho, finanças, Rodrigo Tostes, e futebol, Wallim Vasconcellos. Bastante questionado internamente, o diretor executivo Paulo Pelaipe, que já trabalhou com Mano no Grêmio, não participou das tratativas.

Algumas correntes no clube defendem a efetivação de Jaime de Almeida, que dirigiu o time na vitória de 3 a 0 sobre o Criciúma. Por  estar há anos na Gávea, Jaime não teria dificuldades para lidar com o plantel e ainda por cima não teria um salário alto.
Fonte da Tribuna do norte.

Torcedores fazem protesto na sede do ABC

O clima esquentou na sede do ABC, onde membros de torcida organizadas realizam protestos contra a diretoria e pedem a renúncia do presidente Rubens Guilherme, que não se encontra no local. O vice-presidente de futebol, Bira Marques, e o executivo de marketing do alvinegro, Stênio Dantas, chegaram a bater boca com torcedores.
Júnior SantosTorcedores mostraram faixas de protesto pedindo a saída da diretoria 
Torcedores mostraram faixas de protesto pedindo a saída da diretoria

Bira disse que aceitar conversar com os representantes das torcidas, mas pede que apenas 5 representem o grupo. Os torcedores não aceitam a proposta e está formado um impasse.
Fonte da Tribuna do Norte.

Estudante de 10 anos que mora na Zona Rural de Currais Novos vai participar do Caldeirão do Huck

A estudante curraisnovense Patrícia Gonzaga de Medeiros, de 10 anos, aluna do 6º ano da Escola Municipal Salustiano Medeiros, foi a vencedora da etapa potiguar do “Soletrando”, quadro do programa Caldeirão do Huck da Rede Globo. Moradora da zona rural do município, Patrícia enfrenta todos os dias 18 quilômetros até chegar à escola. 
 
De acordo com Rosineide dos Santos, diretora do Salustiano Medeiros, os alunos do 6º ao 9º participam de um projeto interno na escola que é semelhante ao realizado pelo programa, e a conquista de Patrícia se deu pelo esforço dos professores e colegas de turma. A disputa pela vaga do Rio Grande do Norte no “Soletrando” aconteceu nesta terça-feira (11)  na sede da Inter Tv Cabugi, afiliada Rede Globo, em Natal, e contou com a participação de outra curraisnovense na final, a estudante Sabrina Stefanny Campelo de Medeiros, de 11 anos, da Escola Municipal de Nossa Senhora.
Fonte do www.marcosdantas.com 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dilma vem a Natal entregar máquinas e anunciar obras

A presidenta Dilma Rousseff vem ao Rio Grande do Norte nesta segunda-feira. Ela desembarca no Aeroporto Internacional Augusto Severo às 10h50 e cumpre agenda oficial até o fim da manhã. A permanência dela não deverá ultrapassar duas horas. Dilma Rousseff vem a Natal entregar máquinas para conservação contínua das estradas vicinais (sem asfalto) e a construção de reservatórios de água a 149 prefeitos do estado no pátio do Centro Administrativo.  Os equipamentos foram adquiridos com recursos da segunda fase Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Ela deverá também, na ocasião, anunciar obras públicas, como a construção do viaduto sobre a BR 101 para acesso à avenida Maria Lacerda Montenegro.

Além da presidenta, estarão presentes na solenidade a governadora Rosalba Ciarlini, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o presidente do Senado Renan Calheiros, o ministro da Previdência Social Garibaldi Alves Filho e o ministro de Desenvolvimento Agrário (MDA), Gilberto José Spier Vargas. De acordo com a agenda oficial da presidenta, publicada no site do governo federal, as solenidades terão início às 11h30.
Júnior SantosViaduto para acabar com engarrafamentos em Nova Parnamirim é uma das obras reivindicadas 
Viaduto para acabar com engarrafamentos em Nova Parnamirim é uma das obras reivindicadas

Segundo o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado, Raimundo Costa Sobrinho, a liberação de recursos oriundos do PAC 2 é uma tentativa de melhor convivência do governo federal com o semi-árido nordestino. O investimento total dos equipamentos é de R$ 81, 6 milhões para servir às populações rurais. O Rio Grande do Norte tem uma população rural de 704 mil famílias e algo em torno de 560 mil delas serão beneficiadas, de acordo com levantamento feito pelo MDA.

Recursos hídricos

O uso desses equipamentos está direcionado para a recuperação de estradas vicinais de forma contínua que dê a possibilidade de escoamento de produção e bem como dar reforço a infraestrutura hídrica dos municípios. De acordo com o delegado federal do MDA, a ação do PAC 2 não é apenas o repasse das máquinas, como também um suporte hídrico para o funcionamento de outro programa Federal, desta vez de distribuição de alimentos, o  Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em que a merenda escolar é ofertada e adquirida obrigatoriamente pelas escolas da agricultura familiar. Logo após a entrega dos equipamentos aos prefeitos, haverá início de uma capacitação para os operadores das máquinas retroescavadeiras e outras 40 horas para operadores das máquinas motoniveladoras, com previsão de término no dia 27 de junho, em que são turmas formadas por dois operadores por máquina.

Agenda oficial:
Compromissos da presidenta Dilma em Natal
08h30  - Partida para Natal da Base Aérea de Brasília
10h50  - Chegada na Base Aérea de Natal
11h30  - Cerimônia de assinatura de atos e entrega de 101 máquinas retroescavadeiras e 70 máquinas motoniveladoras a municípios do RN
13h40  - Partida para Brasília
Fonte do www.tribunadonorte.com.br

Viúva reaviva debate sobre celibato

Debora Rey e Michael Warren - Associated Press

Buenos Aires (AE) - Ela usa cadeira de rodas e carrega o peso dos seus 87 anos, mesmo assim Clélia Luro parece forte o bastante para fazer a Igreja Católica prestar atenção na sua campanha pelo fim do celibato obrigatório para os padres. Essa mulher, que se tornou parceira de um bispo nos anos 1960, é tão íntima do papa Francisco que ele ligava para ela todos os domingos quando era cardeal na Argentina. Clélia está convencida de que Francisco vai eventualmente acabar com o celibato obrigatório, uma exigência que “o mundo não suporta mais”. Ela acredita que isso pode resolver o problema da escassez global de padres, além de convencer muitos católicos que estão afastados da Igreja a renovarem sua fé. “Eu acredito que, com o tempo, o celibato vai se tornar opcional. Eu tenho certeza que o papa vai sugerir isso”, comentou.
Andrew MedichiniFrancisco vem imprimindo novo ritmo de trabalho e, aos poucos, vai fazendo mudanças na Igreja 
Francisco vem imprimindo novo ritmo de trabalho e, aos poucos, vai fazendo mudanças na Igreja

João Paulo II, Bento XVI e outros papas antes deles proibiram qualquer discussão pública sobre o assunto e Francisco ainda não mencionou essa questão desde assumiu a liderança da Igreja. “Eu não vejo como isso pode, de alguma forma, fazer parte da agenda dele”, afirma Robert Gahl, teólogo da corrente Opus Dei e professor da Pontifícia Universidade da Sagrada Cruz, em Roma.

Porém, quando era cardeal, Jorge Mario Bergoglio, se referiu ao assunto do celibato de uma forma que inspirou defensores do tema a acreditar que pode haver uma mudança no futuro. No seu livro “No Céu e na Terra”, publicado no ano passado, ele afirma que “no momento, eu sou a favor da manutenção do celibato, com seus prós e contras, porque nós temos dez séculos de boas experiências, em vez de fracassos”. Entretanto, ele aponta também que “essa é uma questão de disciplina, não fé, e pode mudar”. Segundo ele, a Igreja Católica Oriental, onde o celibato é opcional, tem bons padres.

“No caso hipotético de a Igreja decidir revisar essa regra, seria por uma razão cultural, assim como aconteceu na Igreja Ortodoxa, onde eles ordenam homens casados”, afirmou o líder da Igreja no livro “Papa Francisco: Conversas com Jorge Bergoglio”, relançado no mês passado pelos biógrafos Sérgio Rubin e Fracesca Ambrogetti.

Clélia e o marido, o ex-bispo de Avellaneda, Jerónimo Podestá, foram ignorados pela Igreja Católica por muitos anos, mas Bergoglio não hesitou em visitá-los quando Podestá ficou doente, em 2000. Eles se tornaram bons amigos desde então e Clélia diz que Bergoglio ligou para ela todos os domingos nos últimos 12 anos. Eles discutiam com frequência o tema do celibato.

Clélia agora acredita que a eleição de um jesuíta que está comprometido com a expansão global da Igreja e quer reafirmar o compromisso com os pobres mostra a disposição de adotar profundas mudanças para conter a perda de fiéis.

Vaticanista sugere debate interno

Segundo Thomas Reese, jesuíta e vaticanista da Universidade de Georgetown, um primeiro passo para Francisco seria indicar que o assunto pode ser debatido. “O Vaticano liderado por João Paulo II e Bento XVI disse que certos assuntos estavam fora de debate, e qualquer bispo que discutisse isso estaria em apuros. Teólogos que escrevessem sobre isso estariam em apuros. Então a questão é se Francisco vai permitir uma discussão aberta na Igreja”, explica.

O artigo 277 do código legal do Vaticano afirma que “os clérigos são obrigados a observar uma perfeita e perpétua castidade pelo bem do reino dos céus e estão, assim, obrigados ao celibato”. “O celibato é um presente especial de Deus pelo qual seus ministros sagrados podem mais facilmente permanecer próximos de Cristo, com um coração sem divisões, e podem se dedicar mais livremente ao serviço de Deus e seu vizinho”, diz o texto. Mesmo assim, o celibato não é um dogma - uma lei de origem divina - mas uma tradição da Igreja Católica Romana. Dogmas não podem mudar, mas tradições sim.

“Nós estamos muitos entusiasmados e esperançosos de que Francisco pode reverter essa medida canônica”, afirma Guillermo Schefer, ex-padre que junto com sua esposa, Natália Bertoldi, é vice-presidente da Federação Latino-Americana de Padres Casados. “É importante que os padres também possam optar por uma vida de casamento e família. Isso ajudaria eles a se integrarem mais com o povo”, opina.

Na Igreja Oriental, seminaristas que já são casados podem ser ordenados padres. Alguns padres casados da Igreja Anglicana também receberam permissão para se converter ao catolicismo romano, e alguns viúvos com família se tornam padres após a morte da esposa.

“Francisco tem dito praticamente todos os dias no Vaticano que os padres precisam evitar os prazeres mundanos para espalhar o Evangelho. Aqueles que defendem o celibato opcional dizem que o sacerdócio é muito difícil e poderia ser facilitado com o casamento. Mas o que o papa está dizendo é que se você fizer esse sacrifício, terá alegria pura”, afirma o teólogo Robert Gahl.

Medida pode afetar finanças dos padres

Aqueles que resistem à mudança dizem que o celibato tem outros benefícios, inclusive financeiros. Se os quase 400 mil padres católicos tivessem famílias - e grandes, porque a Igreja proíbe métodos contraceptivos - seus salários relativamente pequenos teriam de ser aumentados exponencialmente. Ainda assim, dezenas de milhares de padres deixam o ministério para casar e muitos outros, em especial na África e na América Latina, continuam no sacerdócio e mantém relacionamentos escondidos. Bergoglio condena tais práticas nos seus livros. “O que eu não posso aceitar é uma vida dupla. Se alguém não puder manter seu ministério, eu digo para ficar em casa e buscar uma dispensa papal, assim poderá receber o sacramento do casamento.”

Bento XVI teve de reafirmar a obrigatoriedade do casamento em resposta a uma campanha de um arcebispo africano casado que foi excomungado depois de desafiar o Vaticano e ordenar quatro homens casados como bispos.

O cardeal brasileiro Cláudio Hummes, que é amigo de Bergoglio, se viu no centro de uma polêmica após afirmar em uma entrevista, em 2006, que o celibato não é uma “lei divina”, pouco antes de viajar para Roma para chefiar o escritório do Vaticano que cuida dos padres. O comentário causou tantas discussões sobre uma possível mudança que Hummes teve de publicar uma longa carta reafirmando o celibato.

A viúva argentina Clélia estava separada e com seis filhos quando conheceu o bispo Podestá, em 1966. Ela tinha 39 anos e ele, 46. “Eu fui a primeira mulher de Jerónimo”, lembra. Em vez de esconder o caso, eles assumiram o relacionamento e iniciaram uma campanha pelo celibato opcional.
Fonte do www.tribunadonorte.com.br

ABC e América reforçam os elencos

Passada as primeiras rodadas da série B do Brasileiro e com apenas mais três jogos para cada participante, antes da parada na competição, por causa da realização da Copa das Confederações, no Brasil, é hora dos times começarem a pensar em reforços para a sequência da competição. Os times do Rio Grande do Norte, ABC e América, estão analisando o mercado e já se movimentam para reforçar seus elencos. Do lado alvinegro, já chegaram o lateral esquerdo Guto, que estava no Fortaleza/CE e deve  acertar  com o clube o atacante André Luís, que defendeu o São Bernardo, no campeonato paulista da atual temporada.

“São duas posições em que estamos carentes e estes atletas vêm para jogar”, disse Bira Marques, vice de futebol do ABC. Guto tem 27 anos e vinha treinando em separado do grupo. Ele perdeu a posição para Marinho Donizete. O atleta já se encontra em Natal e deve ficar à disposição para o jogo de terça-feira, contra o Bragantino, no Frasqueirão. O acerto com o jogador foi de urgência, já que o ABC não tem lateral esquerdo. O titular, Alexandre, está se tratando no departamento médico e ainda não tem previsão para retornar ao gramado.
Rodrigo SenaAndrey deve ser o novo goleiro do América na dispusta da Série B
Andrey deve ser o novo goleiro do América na dispusta da Série B

 O atacante chega para ocupar a vaga deixada por Vanderlei, que pode ser negociado pelo clube nos próximos dias, como disse o dirigente abecedista. “O Vanderlei caiu muito de produção e vem treinando em separado. Se tiver proposta e for bom para ambos, pode sair sim”, completou Bira.

No América, a expectativa gira em torno do acerto com o goleiro Andrey, ex-ABC. O presidente americano, Alex Padang, afirmou que vinha negociando com o atleta e mais dois jogadores para a posição, mas, ao que parece,  o ex- atleta abecedista, diminuiu sua pedida salarial e deve ser o novo reforço americano para a sequência da competição. Esse seria o quarto jogador que trocaria o ABC pelo América na atual temporada. Antes dele, chegaram ao alvirrubro, Cascata, Jérson e Renatinho Potiguar.

Com a baixa produtividade dos goleiros Dida e Rodrigão, Andrey deve assumir a camisa 1 do América na série B do Brasileiro.
Fonte do www.tribunadonorte.com.br

domingo, 2 de junho de 2013

Vice-governador garante: Maracanã será usado por cariocas no Brasileiro

Segundo Pezão, estádio estará liberado para Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo depois da Copa das Confederações. O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, afirmou neste domingo, após o empate de 2 a 2 entre Brasil e Inglaterra, que o Maracanã poderá ser usado pelos clubes do Rio de Janeiro para a disputa do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil depois da Copa das Confederações. Como a Copa das Confederações acaba no dia 30 de junho e há uma data reservada para a Copa do Brasil no dia 3 de julho, a primeira partida pode ser Botafogo x Figueirense - mas o confronto ainda não está garantido para essa data. Caso fique para o dia 10, a rodada do fim de semana do Campeonato Brasileiro terá, no sábado, Flamengo x Coritiba. No domingo, Botafogo x Fluminense.
- Acredito que, assim que acabar a Copa das Confederações, o estádio estará liberado para os times do Rio. Falta pouco para assinar a concessão, já estamos passando tudo para a concessionária, conversando. São detalhes que serão resolvidos durante a Copa das Confederações. Podemos resolver até antes – disse Pezão.
Estádio Maracanã FOTO BOA (Foto: Agência AP)
Maracanã deverá ser usado por Fla, Flu e Botafogo no Brasileiro e na Copa do Brasil (Foto: Agência AP)
O Consórcio Maracanã, formado pelas empresas Odebrecht, IMX e AEG, venceu a licitação para administrar o estádio pelos próximos 35 anos, a partir do término do torneio da Fifa (a final será no dia 30 de junho), mas o contrato com o governo do estado ainda não foi assinado.
Pelo edital de licitação, o consórcio tem que ter acordo com pelo menos dois clubes do Rio para que as equipes usem o Maracanã como mandantes. Flamengo e Fluminense já negociam com as empresas, mas nenhum compromisso foi anunciado até o momento. Como o Botafogo está sem o Engenhão, interditado, Pezão acredita que o clube alvinegro também utilizará o Maracanã.
- Pelo que estamos sabendo, a concessionária já está em entendimento com os clubes não só para o Brasileiro, mas para a Copa do Brasil. Todos os quatro clubes, os três principalmente, pois o Vasco tem o seu estádio, terão os grandes clássicos aqui no Maracanã.
O vice-governador afirmou ainda que o estádio deverá ter cargas de ingressos com preços populares após passar a ser administrado por empresas privadas, mas admitiu que será difícil baixar muito o valor.
- Tenho certeza que o povo vai poder assistir, a concessionária vai ter ingressos populares. Mas o esporte demanda hoje que os clubes tenham boa arrecadação. O Brasil perdeu muitos jogadores porque os clubes não se fortaleceram.
Fonte do globoesporte.com

Máquinas do PAC chegam a 149 municípios do Rio Grande do Norte que sofrem com a estiagem



Máquinas do PAC chegam a 149 municípios do Rio Grande do Norte que sofrem com a estiagem

Foto: Andrea Farias/MDA

A conservação contínua das estradas vicinais e a construção de reservatórios de água serão uma realidade para os moradores rurais do Rio Grande do Norte, localizados no Semiárido. Com foco na organização produtiva dos agricultores familiares dessa região, a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, entregarão, nesta segunda-feira (3), 171 máquinas, sendo 101 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras, para cada uma das prefeituras beneficiadas.
A iniciativa integra o conjunto de ações planejadas pelo Governo Federal para combater os efeitos da estiagem e melhorar as condições de convivência com o Semiárido. A solenidade de doação está marcada para as 11h, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Araújo Sales, no Centro Administrativo do estado, na capital Natal.
Todos os equipamentos foram adquiridos por meio da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O delegado federal do MDA no estado, Raimundo Costa Sobrinho, explica como o maquinário melhorará a convivência com o Semiárido. "Esses equipamentos preencherão uma necessidade de muito tempo de termos equipamentos que possam não só abrir novas estradas, para o escoamento da produção, mas mantê-las de forma permanente a dar condições para que a produção da agricultura familiar possa ser escoada de forma eficiente, garantindo a pontualidade para o mercado comum, como também para outros programas do governo, como o PAA e o Pnae”, assegura.
As máquinas serão usadas também para construir novos reservatórios de água, que amenizarão os períodos de seca no Semiárido. “Nós temos outras ações que são estratégicas para o processo de produção de alimentos, como a utilização das máquinas nas construções de barragens submersas, que têm se consolidado como estruturas de produção de alimentos no meio rural”, explica o delegado.
Rebanho Em Pendências, a cerca de 200 quilômetros de Natal, o prefeito Ivan de Souza Padilha aguarda com ansiedade a chegada da primeira motoniveladora do município, que sofre com a forte seca na região. "De 30% a 40% do nosso rebanho foi perdido. Só quem está sobrevivendo são os pequenos animais, como ovelha, cabra, galinha. A lavoura a gente nem coloca expectativa de perda, porque a maioria não plantou porque as chuvas foram irregulares. Não houve nem tempo para plantar e os poucos que plantaram perderam.”
O equipamento reforçará o trabalho já iniciado pela retroescavadeira recebida pelo município em junho de 2012. “Vai ser um grande benefício, uma hora dessa máquina é muito cara e o município não tem condições de alugar para atender os agricultores. Com essa máquina, a gente vai poder constantemente fazer as estradas para o escoamento da produção como, também, ajudar os agricultores na questão de plantar e aproveitar a pouca água que tem”, finaliza.
Semiárido
Além das retroescavadeiras e motoniveladoras, cada um dos 1.440 municípios do Semiárido receberá, ainda, um caminhão-caçamba, pá carregadeira e caminhão-pipa. Esse conjunto de equipamentos também foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff no início do ano.
Confira a relação dos municípios que receberão retroescavadeiras e motoniveladoras
Acari
Açu
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Areia Branca
Barcelona
Bento Fernandes
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Rio do Vento
Caicó
Campo Redondo
Carnaúba dos Dantas
Carnaubais
Coronel Ezequiel
Currais Novos
Equador
Felipe Guerra
Florânia
Francisco Dantas
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Guamaré
Ipueira
Itaú
Jaçanã
Janduís
Januário Cicco (Boa Saúde)
Japi
Jardim de Angicos
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
João Dias
José da Penha
Jundiá
Lagoa d'Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Salgada
Lajes
Lajes Pintadas
Luís Gomes
Macaíba
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Montanhas
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Mossoró
Ouro Branco
Paraná
Paraú
Parazinho
Passagem
Patu
Santa Maria
Pau dos Ferros
Pedra Preta
Pilões
Poço Branco
Porto do Mangue
Presidente Juscelino (Serra Caiada) 
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Riachuelo
Rodolfo Fernandes
Tibau
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santana do Seridó
Santo Antônio
São Bento do Trairí
São Fernando
São João do Sabugi
São José do Campestre
São José do Seridó
São Miguel
São Rafael
São Vicente
Senador Elói de Souza
Serra de São Bento
Serrinha
Severiano Melo
Sítio Novo
Taboleiro Grande
Taipu
Tangará
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Timbaúba dos Batistas
Triunfo Potiguar
Várzea
Viçosa   

Confira a relação dos municípios que receberão motoniveladoras (todos já receberam retroescavadeiras anteriormente)

Afonso Bezerra
Apodi
Augusto Severo
Baraúna
Bodó
Caiçara Do Norte
Caraúbas
Cerro Corá
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Doutor Severiano
Encanto
Fernando Pedroza
Frutuoso Gomes
Grossos
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Itaja
Jandaíra
João Camara
Jucurutu
Lagoa Nova
Lucrécia
Nova Cruz
Olho-d'agua Do Borges
Parelhas
Passa e Fica
Pedra Grande
Pedro Avelino
Pendencias
Portalegre
Pureza
Rafael Fernandes
Santana Do Matos
São Bento Do Norte
São Francisco Do Oeste
São Miguel Do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Tomé
Serra Do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Touros
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Vera Cruz
Serviço Solenidade de entrega de máquinas para municípios do Rio Grande do Norte
Data: 3 de junho (segunda-feira)
Horário: 11h
Local: Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo do Estado, localizado na BR 101, Km 0, Lagoa Nova – Natal (RN).
Fonte do MDA.  

Curso para garçons qualifica jovens para a Copa

Promovido pelo Pronatec Copa na Empresa, o curso formou 20 profissionais da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro
Divulgação/Ministério do TurismoMais de 57 mil pessoas se matricularam no Pronatec Turismo
 
Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional para a população brasileira. Esse é o objetivo do Pronatec Copa na Empresa, programa do Ministério do Turismo (MTur), que acaba de formar em um de seus cursos para garçom, 20 profissionais da Feira de São Cristóvão, do no Rio de Janeiro. 
Aos 26 anos, Francisco de Assis Marques de Abreu, comemora as conquistas do curso: aprendeu a preparar um coquetel, fala inglês com segurança e deixou o cargo de copeiro. “O curso mudou a minha vida e me deu segurança na relação com os fregueses”, diz. Assis e mais 19 alunos, tiveram aulas durante quatro meses. 
O Pronatec Copa na Empresa é um programa de qualificação profissional estendido a 120 cidades por meio de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Educação. Na semana passada, os 20 alunos do curso de garçom participaram ativamente da cerimônia de conclusão de curso: prepararam o cardápio, escolheram utensílios e serviram os convidados. “Não dá para ver as coisas acontecendo e ficar à margem. O primeiro contato dos turistas que vierem para a Copa vai ser com esse pessoal”, diz Francisca Alda, 50 anos, que ofereceu seu estabelecimento para o curso.
Na opinião da diretora de Qualificação, Certificação e Produção Associada do Ministério do Turismo, Marcela Jeolás, o brasileiro já recebe bem, mas falta aperfeiçoar, profissionalizar. A transformação na vida dos alunos é algo a se destacar. Já para Camilla Escandelari, especialista em gastronomia do Senac. “É muito gratificante observar como o curso modifica as pessoas e suas vidas”, diz.
Em 2012, mais de 57 mil pessoas se matricularam no Pronatec Turismo, das quais 34.441 nas cidades sede. Existem hoje mais de 2.400 pessoas que trabalham em hotéis, restaurantes, feiras e receptivos recebendo qualificação dentro de seus locais de trabalho, pelo Pronatec Copa na Empresa. Outras vertentes do programa são o Pronatec Copa e Pronatec Copa Social.
 
A qualificação profissional é uma das principais ações do governo federal para preparar o Brasil para os grandes eventos que o País receberá. Capacitar nossos trabalhadores para atender com qualidade e competência os visitantes é o que fortalecerá a imagem do Brasil como destino turístico ideal para todos os públicos.
Com o objetivo de organizar esse trabalho, o Ministério do Turismo se uniu ao Ministério da Educação para levar o Pronatec ao segmento turístico. O programa capacita quem já trabalha com turismo e também quem pretende se profissionalizar no setor.
Serão 44 atividades ligadas ao receptivo turístico, além dos cursos de inglês, espanhol e libras. Os participantes também receberão auxílio estudantil, com alimentação e transporte. Com uma mão de obra qualificada, os megaeventos no Brasil já têm um vencedor: o turismo.
Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e
Emprego
(Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.


Fonte:

EX-VEREADORA KEKA, MOSTRA SINTONIA COM SEU GRUPO POLÍTICO

A ex-vereadora de Serra Caiada, Keka (PMDB) participou na última sexta-feira (24), em Natal, do aniversário da deputada Fátima Bezerra (PT). Lá, Keka manteve contato com lideranças políticas estaduais que também prestigiavam o evento.  O ministro Garibaldi Filho (PMDB) conversou demoradamente com a ex-vereadora e afirmou o compromisso com o partido não só em Serra Caiada como na Região. O ministro ficou de agendar para os próximos dias uma conversa política com Keka e seu grupo político. “Você mostrou que tem muito potencial nas últimas eleições, vamos caminhar visando um futuro que pode estar muito próximo” Afirmou o ministro Garibaldi.

 
Além do ministro Garibaldi, Ana Angélica (Keka) também reencontrou com o vice-governador Robinson Faria (PSD) e com a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) que festejaram o encontro com a líder peemedebista, reafirmando o compromisso e a união dos partidos de oposição na cidade.
 
 

Deputada Fátima Bezerra com a ex-vereadora KEKA.


A sintonia do PMDB com o Ministro Garibaldi e KEKA.


 
Vice-governador Robinson Faria com KEKA.