sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ABC promove I Corrida Alvinegra. Participe


O ABC Futebol Clube comemora o seu ano esportivo com a torcida e toda sociedade potiguar em um grande evento. A I CORRIDA ALVINEGRA, que acontece no dia 24 de dezembro de 2011 – penúltimo sábado do ano.
A ação tem como objetivo finalizar o calendário esportivo do RN com uma grande confraternização. Um evento de massa, aliando saúde e qualidade de vida.
A Corrida Alvinegra vai unir a maior torcida do estado, fortalecendo ainda mais esta grande nação apaixonada pelo Mais Querido que vai levar sua paixão dos campos para o asfalto.
Com largada e chegada no Frasqueirão, o percurso escolhido para a corrida foi a Rota do Sol. Os vencedores ganharão prêmios como: uma moto Traxx para os primeiros lugares (masculino e feminino), mais distribuição em dinheiro do segundo ao quinto colocado. O sistema de cronometragem a ser utilizado será o transponder (chip). Seu uso é obrigatório, acarretando na desclassificação do(a) atleta quando se observar por algum fiscal à falta do seu uso.
E ATENÇÃO!!! A Corrida Alvinegra é a primeira prova oficial de corrida de rua, promovida por um clube de futebol no Brasil! PARTICIPE!!!
Informações: 
  • Data: 24/12/2011
  • Horário de largada: 7h
  • Percurso: Largada e chegada no Frasqueirão, pela Rota do Sol (categorias 5km e 10km)
  • Inscrições: Categoria Geral – R$40,00* (quarenta reais)
  • Incrições pelo portal: www.corridaalvinegra.com.br
  • Premiação: 1 moto Traxx para o campeão da prova masculina / 1 moto Traxx para a campeã da prova feminina / R$4.000,00 (quatro mil reais), em dinheiro, distribuído do 2º ao 5º colocados do masculino e feminino
  • Organização da prova: Hora de Correr (www.horadecorrer.com.br)
*Atletas com mais de 60 anos de idade, tem direito a de 50% de desconto no valor final da inscrição.

Base Descentralizada do Samu será inaugurada em Nova Cruz

Neste sábado (03) a cidade de Nova Cruz ganha uma Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A inauguração acontece a partir das 8h.

A Base de Nova Cruz foi construída em parceria com a prefeitura do município que contratou 12 profissionais para atuarem, sendo seis técnicos de enfermagem e 6 condutores socorristas. Uma ambulância de suporte básico de vida estará disponível na nova base, que integra o Samu Metropolitano Leste.

De acordo com Luis Roberto Fonseca, coordenador estadual de Urgência e Emergência, mais outras três bases descentralizadas serão inauguradas ainda este ano: Goianinha, Touros e Santo Antônio do Salto da Onça.

No mês de maio deste ano o projeto de regionalização do Samu foi aprovado pelo Ministério da Saúde, dentro da Política Estadual de Urgências e Emergência, o que viabilizou a estruturação do Samu Metropolitano Leste, Oeste e Seridó-Trairi.

Unesco reconhece documentos sobre ditadura militar como patrimônio da humanidade

A documentação Rede de informações e Contrainformação do Regime Militar no Brasil (1964-1985), que integra o acervo do Arquivo Nacional, recebeu o certificado internacional do Programa Memória do Mundo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
A certificação representa o reconhecimento dessa documentação como patrimônio da humanidade e foi entregue nesta sexta-feira (2) ao Arquivo Nacional, em solenidade na Ilha Fiscal, na Baía de Guanabara, junto ao centro do Rio. Esta é a primeira vez que a instituição recebe da Unesco o registro em nível internacional.
O conjunto de documentos agora reconhecido pela Unesco incorpora acervos de órgãos centrais do antigo Sistema Nacional de Informações (SNI), atualmente sob a guarda do Arquivo Nacional, e de órgãos de informação das unidades da federação, estes custodiados por arquivos estaduais ou por entidades.
Esse conjunto de arquivos integra o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas. Projeto do governo federal coordenado pelo Arquivo Nacional.
O Memórias Reveladas serviu de base para a exposição Registros de uma Guerra Surda, exibida em abril deste ano na sede do órgão, no centro do Rio de Janeiro.
A Unesco também contemplou com o certificado de reconhecimento, em nível nacional, o Fundo Francisco Bhering – A Carta do Brasil ao Milionésimo, que reúne documentos cartográficos das primeiras décadas do Século 20. “Essa documentação foi o ponto de partida para a construção da cartografia nacional nos moldes internacionais”, disse o supervisor de documentação cartográfica do Arquivo Nacional, José Luiz de Faria Santos.
Segundo ele, o engenheiro e professor Francisco Bhering, que dá nome ao fundo, foi o relator da comissão que, nos anos 1920, começou a construir a cartografia brasileiro na escala 1:1000000, utilizada até hoje. São mapas sobre linhas telegráficas do Brasil e de países fronteiriços, ferrovias, urbanismo, estados e municípios brasileiros, hidrografia, terras indígenas, colonização e atividades bélicas.
Este é o quinto documento do acervo a obter o reconhecimento da Unesco em nível nacional, dentro do programa criado em 1992. Os demais são os conjuntos documentais Inconfidência em Minas – Levante de Tiradentes; Lei Áurea; Relações de Vapores SPMAF/SP-Santos e Agência Nacional: a Informação a serviço do Estado.
Criado em 1992, o Programa Memória do Mundo da Unesco tem como objetivo preservar e difundir amplamente documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor mundial, buscando impedir, assim, que o patrimônio da humanidade seja esquecido. Para isto, o Programa reconhece documentos de significância para a memória coletiva dos povos do mundo, concedendo a eles registros nos âmbitos internacional, regional ou nacional.