domingo, 2 de junho de 2013

Vice-governador garante: Maracanã será usado por cariocas no Brasileiro

Segundo Pezão, estádio estará liberado para Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo depois da Copa das Confederações. O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, afirmou neste domingo, após o empate de 2 a 2 entre Brasil e Inglaterra, que o Maracanã poderá ser usado pelos clubes do Rio de Janeiro para a disputa do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil depois da Copa das Confederações. Como a Copa das Confederações acaba no dia 30 de junho e há uma data reservada para a Copa do Brasil no dia 3 de julho, a primeira partida pode ser Botafogo x Figueirense - mas o confronto ainda não está garantido para essa data. Caso fique para o dia 10, a rodada do fim de semana do Campeonato Brasileiro terá, no sábado, Flamengo x Coritiba. No domingo, Botafogo x Fluminense.
- Acredito que, assim que acabar a Copa das Confederações, o estádio estará liberado para os times do Rio. Falta pouco para assinar a concessão, já estamos passando tudo para a concessionária, conversando. São detalhes que serão resolvidos durante a Copa das Confederações. Podemos resolver até antes – disse Pezão.
Estádio Maracanã FOTO BOA (Foto: Agência AP)
Maracanã deverá ser usado por Fla, Flu e Botafogo no Brasileiro e na Copa do Brasil (Foto: Agência AP)
O Consórcio Maracanã, formado pelas empresas Odebrecht, IMX e AEG, venceu a licitação para administrar o estádio pelos próximos 35 anos, a partir do término do torneio da Fifa (a final será no dia 30 de junho), mas o contrato com o governo do estado ainda não foi assinado.
Pelo edital de licitação, o consórcio tem que ter acordo com pelo menos dois clubes do Rio para que as equipes usem o Maracanã como mandantes. Flamengo e Fluminense já negociam com as empresas, mas nenhum compromisso foi anunciado até o momento. Como o Botafogo está sem o Engenhão, interditado, Pezão acredita que o clube alvinegro também utilizará o Maracanã.
- Pelo que estamos sabendo, a concessionária já está em entendimento com os clubes não só para o Brasileiro, mas para a Copa do Brasil. Todos os quatro clubes, os três principalmente, pois o Vasco tem o seu estádio, terão os grandes clássicos aqui no Maracanã.
O vice-governador afirmou ainda que o estádio deverá ter cargas de ingressos com preços populares após passar a ser administrado por empresas privadas, mas admitiu que será difícil baixar muito o valor.
- Tenho certeza que o povo vai poder assistir, a concessionária vai ter ingressos populares. Mas o esporte demanda hoje que os clubes tenham boa arrecadação. O Brasil perdeu muitos jogadores porque os clubes não se fortaleceram.
Fonte do globoesporte.com

Máquinas do PAC chegam a 149 municípios do Rio Grande do Norte que sofrem com a estiagem



Máquinas do PAC chegam a 149 municípios do Rio Grande do Norte que sofrem com a estiagem

Foto: Andrea Farias/MDA

A conservação contínua das estradas vicinais e a construção de reservatórios de água serão uma realidade para os moradores rurais do Rio Grande do Norte, localizados no Semiárido. Com foco na organização produtiva dos agricultores familiares dessa região, a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, entregarão, nesta segunda-feira (3), 171 máquinas, sendo 101 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras, para cada uma das prefeituras beneficiadas.
A iniciativa integra o conjunto de ações planejadas pelo Governo Federal para combater os efeitos da estiagem e melhorar as condições de convivência com o Semiárido. A solenidade de doação está marcada para as 11h, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Araújo Sales, no Centro Administrativo do estado, na capital Natal.
Todos os equipamentos foram adquiridos por meio da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O delegado federal do MDA no estado, Raimundo Costa Sobrinho, explica como o maquinário melhorará a convivência com o Semiárido. "Esses equipamentos preencherão uma necessidade de muito tempo de termos equipamentos que possam não só abrir novas estradas, para o escoamento da produção, mas mantê-las de forma permanente a dar condições para que a produção da agricultura familiar possa ser escoada de forma eficiente, garantindo a pontualidade para o mercado comum, como também para outros programas do governo, como o PAA e o Pnae”, assegura.
As máquinas serão usadas também para construir novos reservatórios de água, que amenizarão os períodos de seca no Semiárido. “Nós temos outras ações que são estratégicas para o processo de produção de alimentos, como a utilização das máquinas nas construções de barragens submersas, que têm se consolidado como estruturas de produção de alimentos no meio rural”, explica o delegado.
Rebanho Em Pendências, a cerca de 200 quilômetros de Natal, o prefeito Ivan de Souza Padilha aguarda com ansiedade a chegada da primeira motoniveladora do município, que sofre com a forte seca na região. "De 30% a 40% do nosso rebanho foi perdido. Só quem está sobrevivendo são os pequenos animais, como ovelha, cabra, galinha. A lavoura a gente nem coloca expectativa de perda, porque a maioria não plantou porque as chuvas foram irregulares. Não houve nem tempo para plantar e os poucos que plantaram perderam.”
O equipamento reforçará o trabalho já iniciado pela retroescavadeira recebida pelo município em junho de 2012. “Vai ser um grande benefício, uma hora dessa máquina é muito cara e o município não tem condições de alugar para atender os agricultores. Com essa máquina, a gente vai poder constantemente fazer as estradas para o escoamento da produção como, também, ajudar os agricultores na questão de plantar e aproveitar a pouca água que tem”, finaliza.
Semiárido
Além das retroescavadeiras e motoniveladoras, cada um dos 1.440 municípios do Semiárido receberá, ainda, um caminhão-caçamba, pá carregadeira e caminhão-pipa. Esse conjunto de equipamentos também foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff no início do ano.
Confira a relação dos municípios que receberão retroescavadeiras e motoniveladoras
Acari
Açu
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Areia Branca
Barcelona
Bento Fernandes
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Rio do Vento
Caicó
Campo Redondo
Carnaúba dos Dantas
Carnaubais
Coronel Ezequiel
Currais Novos
Equador
Felipe Guerra
Florânia
Francisco Dantas
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Guamaré
Ipueira
Itaú
Jaçanã
Janduís
Januário Cicco (Boa Saúde)
Japi
Jardim de Angicos
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
João Dias
José da Penha
Jundiá
Lagoa d'Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Salgada
Lajes
Lajes Pintadas
Luís Gomes
Macaíba
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Montanhas
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Mossoró
Ouro Branco
Paraná
Paraú
Parazinho
Passagem
Patu
Santa Maria
Pau dos Ferros
Pedra Preta
Pilões
Poço Branco
Porto do Mangue
Presidente Juscelino (Serra Caiada) 
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Riachuelo
Rodolfo Fernandes
Tibau
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santana do Seridó
Santo Antônio
São Bento do Trairí
São Fernando
São João do Sabugi
São José do Campestre
São José do Seridó
São Miguel
São Rafael
São Vicente
Senador Elói de Souza
Serra de São Bento
Serrinha
Severiano Melo
Sítio Novo
Taboleiro Grande
Taipu
Tangará
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Timbaúba dos Batistas
Triunfo Potiguar
Várzea
Viçosa   

Confira a relação dos municípios que receberão motoniveladoras (todos já receberam retroescavadeiras anteriormente)

Afonso Bezerra
Apodi
Augusto Severo
Baraúna
Bodó
Caiçara Do Norte
Caraúbas
Cerro Corá
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Doutor Severiano
Encanto
Fernando Pedroza
Frutuoso Gomes
Grossos
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Itaja
Jandaíra
João Camara
Jucurutu
Lagoa Nova
Lucrécia
Nova Cruz
Olho-d'agua Do Borges
Parelhas
Passa e Fica
Pedra Grande
Pedro Avelino
Pendencias
Portalegre
Pureza
Rafael Fernandes
Santana Do Matos
São Bento Do Norte
São Francisco Do Oeste
São Miguel Do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Tomé
Serra Do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Touros
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Vera Cruz
Serviço Solenidade de entrega de máquinas para municípios do Rio Grande do Norte
Data: 3 de junho (segunda-feira)
Horário: 11h
Local: Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo do Estado, localizado na BR 101, Km 0, Lagoa Nova – Natal (RN).
Fonte do MDA.  

Curso para garçons qualifica jovens para a Copa

Promovido pelo Pronatec Copa na Empresa, o curso formou 20 profissionais da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro
Divulgação/Ministério do TurismoMais de 57 mil pessoas se matricularam no Pronatec Turismo
 
Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional para a população brasileira. Esse é o objetivo do Pronatec Copa na Empresa, programa do Ministério do Turismo (MTur), que acaba de formar em um de seus cursos para garçom, 20 profissionais da Feira de São Cristóvão, do no Rio de Janeiro. 
Aos 26 anos, Francisco de Assis Marques de Abreu, comemora as conquistas do curso: aprendeu a preparar um coquetel, fala inglês com segurança e deixou o cargo de copeiro. “O curso mudou a minha vida e me deu segurança na relação com os fregueses”, diz. Assis e mais 19 alunos, tiveram aulas durante quatro meses. 
O Pronatec Copa na Empresa é um programa de qualificação profissional estendido a 120 cidades por meio de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Educação. Na semana passada, os 20 alunos do curso de garçom participaram ativamente da cerimônia de conclusão de curso: prepararam o cardápio, escolheram utensílios e serviram os convidados. “Não dá para ver as coisas acontecendo e ficar à margem. O primeiro contato dos turistas que vierem para a Copa vai ser com esse pessoal”, diz Francisca Alda, 50 anos, que ofereceu seu estabelecimento para o curso.
Na opinião da diretora de Qualificação, Certificação e Produção Associada do Ministério do Turismo, Marcela Jeolás, o brasileiro já recebe bem, mas falta aperfeiçoar, profissionalizar. A transformação na vida dos alunos é algo a se destacar. Já para Camilla Escandelari, especialista em gastronomia do Senac. “É muito gratificante observar como o curso modifica as pessoas e suas vidas”, diz.
Em 2012, mais de 57 mil pessoas se matricularam no Pronatec Turismo, das quais 34.441 nas cidades sede. Existem hoje mais de 2.400 pessoas que trabalham em hotéis, restaurantes, feiras e receptivos recebendo qualificação dentro de seus locais de trabalho, pelo Pronatec Copa na Empresa. Outras vertentes do programa são o Pronatec Copa e Pronatec Copa Social.
 
A qualificação profissional é uma das principais ações do governo federal para preparar o Brasil para os grandes eventos que o País receberá. Capacitar nossos trabalhadores para atender com qualidade e competência os visitantes é o que fortalecerá a imagem do Brasil como destino turístico ideal para todos os públicos.
Com o objetivo de organizar esse trabalho, o Ministério do Turismo se uniu ao Ministério da Educação para levar o Pronatec ao segmento turístico. O programa capacita quem já trabalha com turismo e também quem pretende se profissionalizar no setor.
Serão 44 atividades ligadas ao receptivo turístico, além dos cursos de inglês, espanhol e libras. Os participantes também receberão auxílio estudantil, com alimentação e transporte. Com uma mão de obra qualificada, os megaeventos no Brasil já têm um vencedor: o turismo.
Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e
Emprego
(Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.


Fonte:

EX-VEREADORA KEKA, MOSTRA SINTONIA COM SEU GRUPO POLÍTICO

A ex-vereadora de Serra Caiada, Keka (PMDB) participou na última sexta-feira (24), em Natal, do aniversário da deputada Fátima Bezerra (PT). Lá, Keka manteve contato com lideranças políticas estaduais que também prestigiavam o evento.  O ministro Garibaldi Filho (PMDB) conversou demoradamente com a ex-vereadora e afirmou o compromisso com o partido não só em Serra Caiada como na Região. O ministro ficou de agendar para os próximos dias uma conversa política com Keka e seu grupo político. “Você mostrou que tem muito potencial nas últimas eleições, vamos caminhar visando um futuro que pode estar muito próximo” Afirmou o ministro Garibaldi.

 
Além do ministro Garibaldi, Ana Angélica (Keka) também reencontrou com o vice-governador Robinson Faria (PSD) e com a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) que festejaram o encontro com a líder peemedebista, reafirmando o compromisso e a união dos partidos de oposição na cidade.
 
 

Deputada Fátima Bezerra com a ex-vereadora KEKA.


A sintonia do PMDB com o Ministro Garibaldi e KEKA.


 
Vice-governador Robinson Faria com KEKA.