quinta-feira, 13 de junho de 2013

Um ano para a Copa: Arena das Dunas segue com obras adiantadas

A Copa do Mundo está cada vez mais perto. A um ano do maior evento de futebol do planeta, Natal ainda tem muito o que melhorar na parte de infraestrutura, principalmente na questão da mobilidade urbana. Apesar disso, a Arena das Dunas, que vai receber quatro jogos do Mundial, conseguiu adiantar as obras. Hoje, o estádio conta com 71,16% das obras concluídas, e já não corre risco de ficar fora do Mundial, segundo o gerente de marketing da Arena, Arthur Couto.
Arena das Dunas - 3 de junho de 2013 (Foto: Canindé Soares) 
Arena das Dunas em 3 de junho de 2013: obras adiantadas na parte interna (Foto: Canindé Soares)
- Não corremos risco de ficar fora da Copa. Antecipamos várias etapas da obra para evitar riscos. Buscamos entregar a obra em 31 de dezembro e cumprir o cronograma. Ainda em dezembro, teremos os testes que serão realizados na arena, testes esses que são uma recomendação da Fifa. Queremos entregar o estádio em meados da segunda quinzena de março para que ela possa ser preparada para a Copa de 2014 - disse o gerente.
Arena das Dunas -  29 de maio de 2013 (Foto: Jocaff Souza) 
                                    Alguns camarotes já estão finalizados (Foto: Jocaff Souza)
Se do lado de fora a obra parece não estar próxima do fim, na parte interna é que, de fato, a Arena tem boa parte do serviço adiantado. Instalações elétricas e hidráulicas, bem como a parte de acabamento, que inclui vestiários, camarotes e banheiros já estão bastante adiantadas. Os camarotes, inclusive, já tiveram algumas unidades terminadas.
- Os desafios são muitos, principalmente na parte de instalações e acabamento. Apesar de ser uma parte da obra que as pessoas não vêem, é uma parte muito importante. Tem as questões de piso, de revestimento, principalmente no setor Oeste, que  irão consolidar a arena como um grande empreendimento do entretenimento e um grande palco do futebol e de outros eventos, não só em 2014 como depois da Copa - completou.
O setor Oeste do estádio, aliás, deverá receber boa parte da área destinada ao entretenimento. Nesse setor é onde devem ficar concentrada grande parte dos serviços oferecidos durante a Copa do Mundo. Em conjunto com esse setor, haverá também parte externa do estádio, que contará com uma grande área destinada à convivência. De acordo com o gerente de marketing, esse espaço poderá ser usado pela população após o Mundial em seu cotidiano.
- Outro ponto importante é a área externa, que inclui a parte de passeio e a parte do piso externo, que formarão uma grande área onde o natalense vai poder aproveitar o empreendimento no seu dia a dia - lembra Arthur.

Sobre o gramado, o preparo do terreno já começou. Essa é outra parte da obra que deve ser executada já a partir de julho. Juntamente com o gramado, a cobertura do estádio também terá a montagem iniciada neste mês. As escadas que darão acesso aos níveis de arquibancadas já estão prontas.
- Na parte do gramado, o terreno está sendo preparado para o plantio, que será a próxima fase da obra. A parte da cobertura, como a pré-montagem da estrutura e a parte de equipamentos que irão sustentar a cobertura, também será executada agora - explica Arthur.
A previsão de entrega da Arena das Dunas é o dia 31 de dezembro de 2013. O estádio deve ser entregue à Fifa cerca de dois meses antes do início do Mundial, que tem a abertura marcada para 12 de junho, em São Paulo.
Fonte de globoesporte.com/rn

Papa vê “lobby gay” no Vaticano

Cidade do Vaticano (AE) - O papa Francisco lamentou em encontro fechado com um importante grupo eclesiástico da América Latina a existência um “lobby gay” em atividade dentro do Vaticano. Ao que parece, o papa se referiu a denúncias divulgadas nos meios de comunicação italianos sobre atos de chantagem e extorsão atribuídos a membros da alta cúria, supostamente homossexuais.
alessandra tarantino/apPapa Francisco reuniu os bispos da América Latina e apontou os riscos da disputa do poder entre grupos no Vaticano 
Papa Francisco reuniu os bispos da América Latina e apontou os riscos da disputa do poder entre grupos no Vaticano

A Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos (Clar), uma organização de sacerdotes e freiras de diversas ordens religiosas, confirmou que seus dirigentes escreveram uma síntese sobre as declarações de Francisco depois de audiência realizada no último dia 6. A Clar declarou-se profundamente preocupada pela publicação do documento e se desculpou diante do líder máximo da Igreja Católica.

No documento, Francisco é citado dizendo que ainda há muitas pessoas exemplares no Vaticano, mas também há uma corrente de corrupção. “Se fala do lobby gay, e é verdade, está aí. Vejamos o que podemos fazer”, disse o papa, segundo a síntese. Já o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi declarou, na terça-feira, que o encontro foi fechado e por isso não teria nada a declarar.

Nos dias que antecederam a renúncia do papa Bento XVI, abundaram nos meios de comunicação italianos reportagens sobre a existência de um “lobby gay” que influenciava o poder decisório do vaticano, mediante extorsão. As reportagens insinuaram também que o escândalo contribuiu para a renúncia de Bento XVI.

Difamação

Nessas informações, procedentes de fontes não identificadas e publicadas pelo jornal romano La Repubblica e pela revista Panorama, os detalhes do escândalo figuravam em um informe secreto preparado para Bento XVI por três cardeais de confiança, que investigaram a filtragem de documentos papais no ano passado Bento XVI deixou esse informe a Francisco. O Vaticano qualificou a reportagem de difamatória, “sem verificar, sem poder ser verificado ou completamente falso”.

A informação inicial nunca precisou o significado de “lobby gay”, mas o La Repubblica e a Panorama foram mais adiante, ao indicarem simplesmente que há uma subcultura homossexual dentro do Vaticano. Ambos os meios deram sinais de que havia prelados na alta cúria que estavam sendo extorquidos por serem homossexuais.

Na quarta-feira, grupos italianos defensores dos direitos homossexuais denunciaram o assunto como insensível e homofóbico. “Ainda que os sacerdotes tenham relações sexuais com outros homens, isso não autoriza ninguém a falar de um lobby gay, porque não estamos falando de um grupo que representa os interesses da comunidade homossexual, mas de um grupo que é uma parte integral de uma estrutura de poder - o Vaticano - que é violentamente homofóbico”, disse Franco Grillini, presidente do grupo Gaynet.

As declarações de Francisco, tal como as difundiram os dirigentes da Clar, foram publicadas em espanhol, na terça-feira, no site progressista chileno “Reflexión y Liberación”. Foram coletadas e traduzidas pelo blog de tendência tradicionalista Rorate Caelí, lido nos círculos do Vaticano.

A síntese diz que Francisco foi notavelmente franco sobre suas deficiências administrativas, ao passo que confiava no grupo de oito cardeais que designou para encabeçar uma reforma da burocracia vaticana. De acordo com o documento, o papa Francisco teria dito: “Eu sou muito desorganizado, nunca fui bom nisto, mas o cardeais da comissão vão levar [o caso] adiante”.

A CLAR afirmou que não teria gravado as palavras de Francisco, mas que os membros de seu corpo dirigente - cinco membros, entre homens e mulheres - redigiram uma síntese para uso pessoal do papa. “É claro que sobre esta base não se podem atribuir ao Santo Padre, com segurança, as expressões singulares contidas no texto, somente seu sentido geral”, explica a entidade. 
Fonte da Tribuna do Norte

Salário não atrapalha e Mano acerta com Flamengo

Após um susto devido a pedida salarial realizada pelo treinador, a diretoria do Flamengo anunciou ontem a noite um final feliz para as negociações e Mano Menezes é o novo treinador do clube. Na reunião que selou o acordo ficou patente o interesse entre as partes e o acordo ocorreu num encontro realizado entre o próprio técnico com os representantes do rubro-negro. Foram definidas as questões da formação da nova comissão técnica e o salário que será pago pelo “pacote de profissionais” que irão se integrar junto com o ex-comandante da Seleção Brasileira a equipe flamenguista.
Rafael RibeiroO ex-técnico da seleção, Mano Menezes, se mostrou simpático ao projeto apresentado pela diretoria 
O ex-técnico da seleção, Mano Menezes, se mostrou simpático ao projeto apresentado pela diretoria. Inicialmente, a diretoria desejava fechar acordo até o final de 2015, mas após conversarem, o contrato inicial será firmado até o 31 de dezembro 2014.  Mano Menezes levará com ele o auxiliar técnico Sidnei Lobo, com quem trabalha desde 2004, e um preparador físico. O nome apresentado pelos dirigentes para essa segunda função é o de Joelton Urtiga, preparador que trabalhava com Jorginho e passou a ser funcionário permanente do clube, e o treinador não se opôs.

O que parecia uma questão insolúvel e que poderia afastar o profissional da Gávea, a pedida salarial, acabou sendo resolvida sem maiores discussões. Simpático ao projeto que a direção flamenguista pretende seguir, como o próprio técnico já havia antecipado,  Mano Menezes não terá o salário que pretendia, mas o clube terá de pagar um pouco além do que imaginava para contar com o serviço de um profissional de grife. 

O salário de Mano vai oscilar num patamar entre o que foi pago a Jorginho e aquilo que Dorival Júnior chegou a receber (R$ 800 mil). O valor também será superior ao que o profissional recebia a frente da Seleção Brasileira.

A negociação foi conduzida por representantes do conselho gestor do rubro-negro, como os vices de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, relações externas, Flávio Godinho, finanças, Rodrigo Tostes, e futebol, Wallim Vasconcellos. Bastante questionado internamente, o diretor executivo Paulo Pelaipe, que já trabalhou com Mano no Grêmio, não participou das tratativas.

Algumas correntes no clube defendem a efetivação de Jaime de Almeida, que dirigiu o time na vitória de 3 a 0 sobre o Criciúma. Por  estar há anos na Gávea, Jaime não teria dificuldades para lidar com o plantel e ainda por cima não teria um salário alto.
Fonte da Tribuna do norte.

Torcedores fazem protesto na sede do ABC

O clima esquentou na sede do ABC, onde membros de torcida organizadas realizam protestos contra a diretoria e pedem a renúncia do presidente Rubens Guilherme, que não se encontra no local. O vice-presidente de futebol, Bira Marques, e o executivo de marketing do alvinegro, Stênio Dantas, chegaram a bater boca com torcedores.
Júnior SantosTorcedores mostraram faixas de protesto pedindo a saída da diretoria 
Torcedores mostraram faixas de protesto pedindo a saída da diretoria

Bira disse que aceitar conversar com os representantes das torcidas, mas pede que apenas 5 representem o grupo. Os torcedores não aceitam a proposta e está formado um impasse.
Fonte da Tribuna do Norte.

Estudante de 10 anos que mora na Zona Rural de Currais Novos vai participar do Caldeirão do Huck

A estudante curraisnovense Patrícia Gonzaga de Medeiros, de 10 anos, aluna do 6º ano da Escola Municipal Salustiano Medeiros, foi a vencedora da etapa potiguar do “Soletrando”, quadro do programa Caldeirão do Huck da Rede Globo. Moradora da zona rural do município, Patrícia enfrenta todos os dias 18 quilômetros até chegar à escola. 
 
De acordo com Rosineide dos Santos, diretora do Salustiano Medeiros, os alunos do 6º ao 9º participam de um projeto interno na escola que é semelhante ao realizado pelo programa, e a conquista de Patrícia se deu pelo esforço dos professores e colegas de turma. A disputa pela vaga do Rio Grande do Norte no “Soletrando” aconteceu nesta terça-feira (11)  na sede da Inter Tv Cabugi, afiliada Rede Globo, em Natal, e contou com a participação de outra curraisnovense na final, a estudante Sabrina Stefanny Campelo de Medeiros, de 11 anos, da Escola Municipal de Nossa Senhora.
Fonte do www.marcosdantas.com