terça-feira, 3 de janeiro de 2012

MODELO DE LIDERANÇA


O novo perfil de liderança vem avançando em parte por conta da planificação da economia e dos mercados, da diminuição das hierarquias, sobretudo na ária empresarial, e do surgimento de novas tecnologias. Liderar é exercer influência, definir um norte para as pessoas, grupos ou organizações, é ser seguido e formar opiniões de forma mais subjetiva. Quem lidera, faz com que as pessoas façam porque querem fazer e não porque ele quer que elas façam.   
            Líderes não nascem prontos e nem sãos feitos. Liderar é uma questão de escolha. Qualificar-se para o exercício da liderança implica estudar, se aprimorar e investir em habilidades relacionais e autoconhecimento. Na ausência de preparo, repetem-se padrões conhecidos, às vezes desgastados e ultrapassados. A melhor forma de conhecer o caráter de um indivíduo é quando ele acessa o poder. O poder é afrodisíaco, sedutor e costuma afetar as pessoas. Dificilmente alguém passa incólume ao exercício do poder.
            Indivíduos mal preparados quando alçados a cargos importantes podem revelar comportamento psíquicos diversos. Alguns podem se tonar perseguidores, vingativos, obstinados, rigorosos. Enquanto outros tendem a seguir o caminho oposto, sendo permissivos, conscienciosos tentando agradar a todos. Enfim liderar com êxito implica saber ouvir seja quem for, um grande líder sabe que de qualquer mente pode existir uma grande idéia. Liderar com habilidade é ter a grandeza de ser humilde, ser humilde é ser do tamanho que se é diante da capacidade de levar equipes a excelência.
Joel Adriano Maciel.