quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Arquiteto Oscar Niemeyer morre aos 104 anos no Rio


Oscar NiemeyerOscar Niemeyer, principal nome da arquitetura no Brasil, morreu hoje, aos 104 anos, no Rio de Janeiro. O arquiteto carioca, que completaria 105 anos em 15 de dezembro, deu entrada no hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio, em 2 de novembro, a princípio para tratar de uma desidratação, em sua terceira internação no ano. Mais tarde, porém, Niemeyer apresentou hemorragia digestiva e houve piora em sua função renal. Ontem, uma infecção respiratória levou a uma piora no estado clínico de Niemeyer.

No mês de outubro, ele havia ficado duas semanas no hospital também por causa de uma desidratação. Antes, em maio, o teve pneumonia e chegou a ficar internado na UTI. Recebeu alta depois de 16 dias. Em abril de 2011, foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na ocasião, ele ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária.

História

Nascido no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer se formou em arquitetura e engenharia na Escola Nacional de Belas Artes em 1934. Em seguida, trabalhou no escritório dos arquitetos Lúcio Costa e Carlos Leão, onde integrou a equipe do projeto do Ministério da Educação e Saúde.

saiba mais

De mente e mãos rápidas, Niemeyer marcou um novo estilo de fazer arquitetura

Traços do arquiteto inspiraram coleção de joias e texto de Chico Buarque

Obra de Niemeyer é única e nunca será reproduzida, diz arquiteto

Governador Sérgio Cabral lamenta morte de Niemeyer e decreta luto oficial no Rio de Janeiro

Fundação sem fins lucrativos abriga acervo de Niemeyer no Rio

Obras de Niemeyer espalham-se por diversos países

Por indicação de Juscelino Kubitschek (1902-1976), então prefeito de Belo Horizonte, Niemeyer projetou, no início dos anos 1940, o Conjunto da Pampulha, que se tornaria uma de suas obras brasileiras mais conhecidas.

Em 1945, o arquiteto ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB), entrando em contato com Luiz Carlos Prestes e outros políticos. Ao longo das décadas, travou amizades com diversos líderes socialistas ao redor do planeta, viajando constantemente à União Soviética --conjunto de países comunistas liderado pela Rússia-- e a Cuba.

Em 1947, Niemeyer fez parte da comissão de arquitetos que definiria o projeto da sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York. A proposta elaborada por Niemeyer com o franco-suíço Le Corbusier serviu de base para a construção do prédio, inaugurado em 1952.

Durante os anos 1950, projetou obras como o edifício Copan e o parque Ibirapuera, ambos em São Paulo, além de comandar o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Novacap, responsável pela construção de Brasília.

Ao lado de Lúcio Costa, ajudou a dar forma à nova capital, concebendo edifícios como o Palácio da Alvorada e o Congresso Nacional. Inaugurada em abril de 1960, Brasília transformou a paisagem natural do Brasil central em um dos marcos da arquitetura moderna.
Fonte da Tribuna do Norte

Presidente Dilma confirma que não recuará na redução da energia

Dilma


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Um dia após o governo anunciar a redução de 16,7% no preço da energia elétrica a partir de 2013, a presidente Dilma Rousseff afirmou, nesta quarta-feira, que "não recuará" da decisão. Dilma fez a declaração durante o 7º Encontro Nacional da Indústria, em Brasília.

"Reduzir o preço da energia é uma decisão da qual o governo federal não recuará apesar de lamentar profundamente a imensa falta de sensibilidade daqueles que não percebem a importância disso agora para permitir que nosso país cresça de forma sustentável", disse a presidente.

O secretário-executivodo Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, anunciou a queda do preço da energia nesta terça. A previsão é inferior aos 20,2% prometidos pela presidente Dilma Rousseff em setembro. A baixa se deve, segundo Zimmermann, à recusa das empresas Cesp (São Paulo), Cemig (Minas Gerais) e Copel (Paraná) de entrarem no plano do governo.

Leia também:

- Conta de luz será 16,7% mais barata em 2013.

Poti Júnior é eleito conselheiro do Tribunal de Contas



Terminou agora a votação que elegeu o novo conselheiro do Tribunal de Contas do estado. Por 12 votos s 11, venceu o Deputado Poti Júnior. O presidente da Casa, Ricardo Motta, se absteve de votar.  Com a votação, a Assembleia Legislativa passa a ter nova composição: sai Poti Júnior, entra Kelps Lima, em definitivo.  Poti é deputado de segundo mandato, filiado ao PMDB e já foi prefeito de São Gonçalo do Amarante em dois mandatos.

Deputado participa de almoço do PMDB com Presidente Marco Maia


O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, participou de almoço oferecido à bancada do partido pelo presidente da Câmara, Marco Maia. O encontro foi nesta terça-feira (04), na residência oficial e contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer.
           A bancada do PMDB foi a primeira a ser convidada pelo presidente da Câmara para o tradicional almoço de confraternização de fim de ano. Marco Maia reconheceu a importância da parceria entre PT e PMDB para o governo e principalmente para o parlamento. "Essa parceria será consolidada com o deputado Henrique Alves na presidência da Câmara", declarou Marco Maia.
O líder do PMDB agradeceu a generosidade do atual presidente da Câmara e reforçou o compromisso do PMDB com o parlamento e com o Brasil. Henrique Alves ressaltou que estava ali como dirigente da bancada e não como candidato.
Fotos: JBatista/Câmara
Fonte do noticiasdorn.com

SEGUNDO DIA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


O Segundo dia da festa da padroeira foi celebrada pelo Pe. Vicente Fernandes, da Paróquia de Santa Cruz, chamou atenção aos paroquianos que a festa da padroeira é muito importante para nós Cristãos agradecermos por mais um ano que estamos participando, lembrou ainda quantas outras pessoas que participaram no ano anterior, e hoje não estão mais entre nós. Como também falou que a festa da padroeira é motivo de reencontro com os irmãos. Após a celebração como em todas as noites é oferecidos uma lembrancinha aos padrinhos da noite.