quinta-feira, 27 de junho de 2013

Projeto que garante descontos no IPVA de veículos com GNV é aprovado na AL

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (27), o projeto de lei que garante descontos no IPVA para veículos que utilizem gás natural veicular como combustível, de autoria do deputado estadual Walter Alves. Com a aprovação no plenário do Legislativo estadual, a medida que vai para sanção da governadora Rosalba Ciarlini, aguardando apenas um parecer do próprio Governo do Estado para regulamentar de quanto será esse desconto.

De acordo com o deputado com o projeto é reavivar a cadeia produtiva do GNV no Estado que passa por momentos de dificuldade. De acordo com dados da Companhia Potiguar de Gás (Potigas), a frota de veículos com gás no estado é de aproximadamente 42 mil, porém o número de conversões está em queda, praticamente estagnado, o que gera limitação no consumo do combustível e reduz o número de empresas que integram a cadeia produtiva.  O número de empresas autorizadas a fazer a conversão caiu de 15 para quatro em pouco mais de dois anos.
João GilbertoDeputado acredita que, com a lei aprovada, setor vai se desenvolver 
Deputado acredita que, com a lei aprovada, setor vai se desenvolver

Segundo Walter Alves, sem incentivo, o setor pode encerrar a oferta de serviços no Rio Grande do Norte, o que acarretará em prejuízo aos empresários e em aumento das taxas de desemprego.  Mesmo com o desconto, o parlamentar aposta no crescimento da arrecadação com o ICMS [Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação].

“Hoje estamos com uma frota de carros com GNV de 42 mil veículos praticamente estagnada. Estimamos um aumento de 12 mil veículos com essa lei. Vale ressaltar que o valor gerado pelo ICMS desses 12 mil veículos será de aproximadamente R$ 4,1 milhões. Se agregarmos o valor das vistorias, arrecadaremos mais R$ 1,5 milhão, o que justifica o projeto. Apesar de todos esses valores, o que queremos realmente no projeto, em primeiro plano, é manter e reativar a cadeia do setor, gerando emprego e renda para nossos trabalhadores e arrecadação para o Estado”, explicou.

Além da questão econômica, argumenta Walter Alves, o projeto foi elaborado para pensar na questão socioambiental, por se tratar um combustível veicular menos poluente que os tradicionais álcool, gasolina e diesel.

“Entre todos outros combustíveis utilizados no mercado, ele é o que menos agride o meio ambiente e o que tem o menor custo. A queima do gás natural praticamente não emite monóxido de carbono, representando, sem dúvida, a melhor opção de combustível para utilização em centros urbanos, onde os controles de poluição estão ficando cada vez mais rigorosos”, lembrou.

O projeto de lei foi apresentado no dia 23 de outubro do ano passado e tramitou nas comissões de trabalho da Assembleia Legislativa. Com a aprovação em plenário, ele será encaminhado para o Governo do Estado que, agora, tem 180 dias para regulamentar e sancionar a lei.
Fonte da Tribuna do Norte

CRA discute oferta de crédito para agricultura



Da Redação
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza nesta manhã audiência pública para avaliar as linhas de crédito para a agricultura, principais proposições para o Plano Safra 2013–2014 e entraves para a concessão de financiamentos aos produtores rurais. Participa do debate Osmar Dias, vice-presidente de Agronegócio e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil.
Agência Senado