segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dilma vem a Natal entregar máquinas e anunciar obras

A presidenta Dilma Rousseff vem ao Rio Grande do Norte nesta segunda-feira. Ela desembarca no Aeroporto Internacional Augusto Severo às 10h50 e cumpre agenda oficial até o fim da manhã. A permanência dela não deverá ultrapassar duas horas. Dilma Rousseff vem a Natal entregar máquinas para conservação contínua das estradas vicinais (sem asfalto) e a construção de reservatórios de água a 149 prefeitos do estado no pátio do Centro Administrativo.  Os equipamentos foram adquiridos com recursos da segunda fase Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Ela deverá também, na ocasião, anunciar obras públicas, como a construção do viaduto sobre a BR 101 para acesso à avenida Maria Lacerda Montenegro.

Além da presidenta, estarão presentes na solenidade a governadora Rosalba Ciarlini, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o presidente do Senado Renan Calheiros, o ministro da Previdência Social Garibaldi Alves Filho e o ministro de Desenvolvimento Agrário (MDA), Gilberto José Spier Vargas. De acordo com a agenda oficial da presidenta, publicada no site do governo federal, as solenidades terão início às 11h30.
Júnior SantosViaduto para acabar com engarrafamentos em Nova Parnamirim é uma das obras reivindicadas 
Viaduto para acabar com engarrafamentos em Nova Parnamirim é uma das obras reivindicadas

Segundo o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado, Raimundo Costa Sobrinho, a liberação de recursos oriundos do PAC 2 é uma tentativa de melhor convivência do governo federal com o semi-árido nordestino. O investimento total dos equipamentos é de R$ 81, 6 milhões para servir às populações rurais. O Rio Grande do Norte tem uma população rural de 704 mil famílias e algo em torno de 560 mil delas serão beneficiadas, de acordo com levantamento feito pelo MDA.

Recursos hídricos

O uso desses equipamentos está direcionado para a recuperação de estradas vicinais de forma contínua que dê a possibilidade de escoamento de produção e bem como dar reforço a infraestrutura hídrica dos municípios. De acordo com o delegado federal do MDA, a ação do PAC 2 não é apenas o repasse das máquinas, como também um suporte hídrico para o funcionamento de outro programa Federal, desta vez de distribuição de alimentos, o  Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em que a merenda escolar é ofertada e adquirida obrigatoriamente pelas escolas da agricultura familiar. Logo após a entrega dos equipamentos aos prefeitos, haverá início de uma capacitação para os operadores das máquinas retroescavadeiras e outras 40 horas para operadores das máquinas motoniveladoras, com previsão de término no dia 27 de junho, em que são turmas formadas por dois operadores por máquina.

Agenda oficial:
Compromissos da presidenta Dilma em Natal
08h30  - Partida para Natal da Base Aérea de Brasília
10h50  - Chegada na Base Aérea de Natal
11h30  - Cerimônia de assinatura de atos e entrega de 101 máquinas retroescavadeiras e 70 máquinas motoniveladoras a municípios do RN
13h40  - Partida para Brasília
Fonte do www.tribunadonorte.com.br

Viúva reaviva debate sobre celibato

Debora Rey e Michael Warren - Associated Press

Buenos Aires (AE) - Ela usa cadeira de rodas e carrega o peso dos seus 87 anos, mesmo assim Clélia Luro parece forte o bastante para fazer a Igreja Católica prestar atenção na sua campanha pelo fim do celibato obrigatório para os padres. Essa mulher, que se tornou parceira de um bispo nos anos 1960, é tão íntima do papa Francisco que ele ligava para ela todos os domingos quando era cardeal na Argentina. Clélia está convencida de que Francisco vai eventualmente acabar com o celibato obrigatório, uma exigência que “o mundo não suporta mais”. Ela acredita que isso pode resolver o problema da escassez global de padres, além de convencer muitos católicos que estão afastados da Igreja a renovarem sua fé. “Eu acredito que, com o tempo, o celibato vai se tornar opcional. Eu tenho certeza que o papa vai sugerir isso”, comentou.
Andrew MedichiniFrancisco vem imprimindo novo ritmo de trabalho e, aos poucos, vai fazendo mudanças na Igreja 
Francisco vem imprimindo novo ritmo de trabalho e, aos poucos, vai fazendo mudanças na Igreja

João Paulo II, Bento XVI e outros papas antes deles proibiram qualquer discussão pública sobre o assunto e Francisco ainda não mencionou essa questão desde assumiu a liderança da Igreja. “Eu não vejo como isso pode, de alguma forma, fazer parte da agenda dele”, afirma Robert Gahl, teólogo da corrente Opus Dei e professor da Pontifícia Universidade da Sagrada Cruz, em Roma.

Porém, quando era cardeal, Jorge Mario Bergoglio, se referiu ao assunto do celibato de uma forma que inspirou defensores do tema a acreditar que pode haver uma mudança no futuro. No seu livro “No Céu e na Terra”, publicado no ano passado, ele afirma que “no momento, eu sou a favor da manutenção do celibato, com seus prós e contras, porque nós temos dez séculos de boas experiências, em vez de fracassos”. Entretanto, ele aponta também que “essa é uma questão de disciplina, não fé, e pode mudar”. Segundo ele, a Igreja Católica Oriental, onde o celibato é opcional, tem bons padres.

“No caso hipotético de a Igreja decidir revisar essa regra, seria por uma razão cultural, assim como aconteceu na Igreja Ortodoxa, onde eles ordenam homens casados”, afirmou o líder da Igreja no livro “Papa Francisco: Conversas com Jorge Bergoglio”, relançado no mês passado pelos biógrafos Sérgio Rubin e Fracesca Ambrogetti.

Clélia e o marido, o ex-bispo de Avellaneda, Jerónimo Podestá, foram ignorados pela Igreja Católica por muitos anos, mas Bergoglio não hesitou em visitá-los quando Podestá ficou doente, em 2000. Eles se tornaram bons amigos desde então e Clélia diz que Bergoglio ligou para ela todos os domingos nos últimos 12 anos. Eles discutiam com frequência o tema do celibato.

Clélia agora acredita que a eleição de um jesuíta que está comprometido com a expansão global da Igreja e quer reafirmar o compromisso com os pobres mostra a disposição de adotar profundas mudanças para conter a perda de fiéis.

Vaticanista sugere debate interno

Segundo Thomas Reese, jesuíta e vaticanista da Universidade de Georgetown, um primeiro passo para Francisco seria indicar que o assunto pode ser debatido. “O Vaticano liderado por João Paulo II e Bento XVI disse que certos assuntos estavam fora de debate, e qualquer bispo que discutisse isso estaria em apuros. Teólogos que escrevessem sobre isso estariam em apuros. Então a questão é se Francisco vai permitir uma discussão aberta na Igreja”, explica.

O artigo 277 do código legal do Vaticano afirma que “os clérigos são obrigados a observar uma perfeita e perpétua castidade pelo bem do reino dos céus e estão, assim, obrigados ao celibato”. “O celibato é um presente especial de Deus pelo qual seus ministros sagrados podem mais facilmente permanecer próximos de Cristo, com um coração sem divisões, e podem se dedicar mais livremente ao serviço de Deus e seu vizinho”, diz o texto. Mesmo assim, o celibato não é um dogma - uma lei de origem divina - mas uma tradição da Igreja Católica Romana. Dogmas não podem mudar, mas tradições sim.

“Nós estamos muitos entusiasmados e esperançosos de que Francisco pode reverter essa medida canônica”, afirma Guillermo Schefer, ex-padre que junto com sua esposa, Natália Bertoldi, é vice-presidente da Federação Latino-Americana de Padres Casados. “É importante que os padres também possam optar por uma vida de casamento e família. Isso ajudaria eles a se integrarem mais com o povo”, opina.

Na Igreja Oriental, seminaristas que já são casados podem ser ordenados padres. Alguns padres casados da Igreja Anglicana também receberam permissão para se converter ao catolicismo romano, e alguns viúvos com família se tornam padres após a morte da esposa.

“Francisco tem dito praticamente todos os dias no Vaticano que os padres precisam evitar os prazeres mundanos para espalhar o Evangelho. Aqueles que defendem o celibato opcional dizem que o sacerdócio é muito difícil e poderia ser facilitado com o casamento. Mas o que o papa está dizendo é que se você fizer esse sacrifício, terá alegria pura”, afirma o teólogo Robert Gahl.

Medida pode afetar finanças dos padres

Aqueles que resistem à mudança dizem que o celibato tem outros benefícios, inclusive financeiros. Se os quase 400 mil padres católicos tivessem famílias - e grandes, porque a Igreja proíbe métodos contraceptivos - seus salários relativamente pequenos teriam de ser aumentados exponencialmente. Ainda assim, dezenas de milhares de padres deixam o ministério para casar e muitos outros, em especial na África e na América Latina, continuam no sacerdócio e mantém relacionamentos escondidos. Bergoglio condena tais práticas nos seus livros. “O que eu não posso aceitar é uma vida dupla. Se alguém não puder manter seu ministério, eu digo para ficar em casa e buscar uma dispensa papal, assim poderá receber o sacramento do casamento.”

Bento XVI teve de reafirmar a obrigatoriedade do casamento em resposta a uma campanha de um arcebispo africano casado que foi excomungado depois de desafiar o Vaticano e ordenar quatro homens casados como bispos.

O cardeal brasileiro Cláudio Hummes, que é amigo de Bergoglio, se viu no centro de uma polêmica após afirmar em uma entrevista, em 2006, que o celibato não é uma “lei divina”, pouco antes de viajar para Roma para chefiar o escritório do Vaticano que cuida dos padres. O comentário causou tantas discussões sobre uma possível mudança que Hummes teve de publicar uma longa carta reafirmando o celibato.

A viúva argentina Clélia estava separada e com seis filhos quando conheceu o bispo Podestá, em 1966. Ela tinha 39 anos e ele, 46. “Eu fui a primeira mulher de Jerónimo”, lembra. Em vez de esconder o caso, eles assumiram o relacionamento e iniciaram uma campanha pelo celibato opcional.
Fonte do www.tribunadonorte.com.br

ABC e América reforçam os elencos

Passada as primeiras rodadas da série B do Brasileiro e com apenas mais três jogos para cada participante, antes da parada na competição, por causa da realização da Copa das Confederações, no Brasil, é hora dos times começarem a pensar em reforços para a sequência da competição. Os times do Rio Grande do Norte, ABC e América, estão analisando o mercado e já se movimentam para reforçar seus elencos. Do lado alvinegro, já chegaram o lateral esquerdo Guto, que estava no Fortaleza/CE e deve  acertar  com o clube o atacante André Luís, que defendeu o São Bernardo, no campeonato paulista da atual temporada.

“São duas posições em que estamos carentes e estes atletas vêm para jogar”, disse Bira Marques, vice de futebol do ABC. Guto tem 27 anos e vinha treinando em separado do grupo. Ele perdeu a posição para Marinho Donizete. O atleta já se encontra em Natal e deve ficar à disposição para o jogo de terça-feira, contra o Bragantino, no Frasqueirão. O acerto com o jogador foi de urgência, já que o ABC não tem lateral esquerdo. O titular, Alexandre, está se tratando no departamento médico e ainda não tem previsão para retornar ao gramado.
Rodrigo SenaAndrey deve ser o novo goleiro do América na dispusta da Série B
Andrey deve ser o novo goleiro do América na dispusta da Série B

 O atacante chega para ocupar a vaga deixada por Vanderlei, que pode ser negociado pelo clube nos próximos dias, como disse o dirigente abecedista. “O Vanderlei caiu muito de produção e vem treinando em separado. Se tiver proposta e for bom para ambos, pode sair sim”, completou Bira.

No América, a expectativa gira em torno do acerto com o goleiro Andrey, ex-ABC. O presidente americano, Alex Padang, afirmou que vinha negociando com o atleta e mais dois jogadores para a posição, mas, ao que parece,  o ex- atleta abecedista, diminuiu sua pedida salarial e deve ser o novo reforço americano para a sequência da competição. Esse seria o quarto jogador que trocaria o ABC pelo América na atual temporada. Antes dele, chegaram ao alvirrubro, Cascata, Jérson e Renatinho Potiguar.

Com a baixa produtividade dos goleiros Dida e Rodrigão, Andrey deve assumir a camisa 1 do América na série B do Brasileiro.
Fonte do www.tribunadonorte.com.br