A saúde é considerada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma condição de bem-estar físico, psíquico e social. A promoção da saúde depende das condições de habitação, lazer, salário, água, esgoto e uma série de outros requisitos e ações. No Brasil, esse problema está relacionado a um desenvolvimento urbano equivocado e ao problema da distribuição de renda, que é uma das piores do mundo.
Adib Jatene, ex-secretário de Saúde do estado de São Paulo e ministro da Saúde por duas vezes - durante o governo Collor e no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, opina que “apesar dos problemas, é preciso reconhecer que o setor de saúde se organizou no Brasil.
Fonte: Site Cidade do Brasil.
Serra Caiada, um pedacinho do Brasil, hoje inaugura mais uma unidade de saúde básica da família, no Projeto de Assentamento Freitas á aproximadamente 18 km da cidade. Reuniram-se gestores e munícipes para ver essa ação pública acontecer. O senhor Aristides morador daquela comunidade falou que: “É uma obra importante por que vai beneficiar a todos e um lugar adequado para a equipe do PSF atender”.
Nas palavras simples daquele morador agradecidas pela gestão olhar com bons olhos para eles visto que moram longe da cidade, nos faz pensar da seguinte forma. Que o povo da zona rural merece atenção redobrada dos serviços públicos principalmente as comunidades que ficam mais distante do centro da cidade. A comunidade não só ganha a unidade básica de saúde, mais também os filhos dos assentados terão educação na própria localidade, desde o ano de 2011 que funcionava a educação infantil e EJA, 2012 foi ampliado o ensino fundamental, melhorando a qualidade de vida dos agricultores, inserindo os mesmos nos critérios que compõem Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma condição de bem-estar físico, psíquico e social.
A secretaria de Saúde Samara, falou muito emocionada, e pediu que a equipe do PSF que vai atender a comunidade, possa ter o compromisso de ajudar as famílias carentes dentro daquilo que o programa exige, e pediu a comunidade zelo pelo prédio que não é da prefeitura e sim da comunidade. Após ouviram a mensagem dos médicos do Dr. Arruda e DR. Edmar, secretários, vereadores, a vice-prefeita Demaria, o prefeito Jessé e a Vereadora Ana Angélica.
A inauguração da Unidade Básica de Saúde da Família na comunidade FREITAS vem tão somente ratificar o quanto a gestão de JESSÉ GOMES se preocupa com o bem-estar dos munícipes. Essa localidade necessitava de uma obra dessa natureza, considerando sua distância ao centro urbano e a dificuldade de se destinar serviços a ela, uma vez que o distrito também pertence ao município de TANGARÁ. Contudo, o prefeito pensou no bem-estar de todos, como um verdadeiro democrata que o é. E um democrata com essência humanitária serve indiscriminadamente.
ResponderExcluirMAIS UMA OBRA DEIXADA PELO EX-PREFEITO FAUSTINHO. EITA HOMEM PORRETA ATÉ SEM MANDATO FEZ MAIS COISA QUE ESTE PREFEITO DE ARAKE.
ResponderExcluirFORA JESSÉ, KEKA, MARCONI, EDNA,MARA,JAILSON, GILVAN E TODOS OS OUTROS QUE CONSEGUIRAM O IMPOSSÍVEL ACABAR COM O QUE FAUSTINHO E SOCORRO FIZERAM EM OITO ANOS COM MUITO ESFORÇO E DEDICAÇÃO.
kkkkkkkkkkkkkkkacordem bicudos amigos o que fautinho e socorro deixaram mesmo foi rombo na prefeitura.e muitas outras marcas como gritos palavroês e muitas orelhas puchadas,será que é disso que vocês estão sentindo tanta falta.
ResponderExcluir